You are currently viewing O que é dieta low carb e como começar

O que é dieta low carb e como começar?​

 

Quando o assunto é perda de peso, diversas são as opções de dietas saudáveis, e uma delas é a Low Carb, que provavelmente você já ouviu falar, ou conhece alguém que apostou nela e obteve resultados. A proposta desse plano alimentar é fornecer perda de peso de maneira equilibrada, consumindo menos carboidratos, e apostando em gorduras e proteínas moderadas.

Sabemos que começar uma dieta nem sempre é fácil, requer esforço e determinação, muitos veem a dieta como um sacrifício, e é nisso que a Low Carb se diferencia, com ela esse processo pode ser muito prático e saboroso, já que você pode contar com alimentos como: carnes, queijos, gorduras, frutas (alguns tipos) e verduras.

Com base nisso, elaboramos um artigo com diversos benefícios para você apostar na dieta Low Carb, seja por motivos de perda de peso, saúde ou melhor qualidade de vida. Em todos os casos a dieta Low Carb é uma ótima opção para quem deseja emagrecer de forma rápida, sem abrir mão de comidas saborosas, saiba que esse processo não precisa ser uma tortura (assim como nenhuma outra dieta). Confira!

Fast foods, doces, frituras e produtos processados estão por toda parte, isso é fato, consumir esses alimentos traz malefícios para a saúde, já que são responsáveis pelo acúmulo de gordura. Você sabia que cerca de 30% da população mundial sofre com o acúmulo de gordura no corpo e obesidade?  Sem mencionar outras doenças como colesterol alto e diabetes, um número consideravelmente alto, já que a maioria das pessoas tem acesso a alimentos saudáveis.

Pensando nisso, porque não apostar em uma dieta rica e equilibrada, como é o caso da Low Carb, ela oferece muitos benefícios, tanto para a perda de peso quanto para o bem-estar, já que você pode alcançar o resultado que tanto deseja, e com isso a sensação de felicidade e satisfação estarão presentes no seu dia a dia. Se ainda assim você tem dúvidas, separamos três motivos para você apostar de vez na dieta Low Carb. A seguir!

EMAGRECER DE FORMA RÁPIDA

A dieta Low Carb é promissora quando se trata da queima de gordura, já que os níveis de carboidratos são reduzidos no organismo, o que auxilia na perda de peso. O emagrecimento ocorre porque o corpo não recebe mais o carboidrato e por isso tem que utilizar as gorduras acumuladas como fonte de energia, o que por incrível que pareça, também reduz o apetite, já que você não terá picos de insulina em seu corpo (que é um dos grandes responsáveis pela vontade de continuar comendo).

A dieta Low Carb geralmente é utilizada por quem deseja emagrecer de forma rápida, pois ela oferece resultados rápidos e satisfatórios, o que motiva todos que apostam nesse método, até porque quem não deseja emagrecer rapidamente e de forma saudável não é mesmo?

REDUZ O APETITE E A COMPULSÃO ALIMENTAR

Quem sofre com compulsão alimentar deve de fato apostar na dieta Low Carb, pois ela equilibra os níveis de insulina no organismo, para quem não sabe a insulina é um hormônio responsável pelo controle do apetite, que uma vez controlado reduz consideravelmente a fome.

Sabe aquela vontade absurda de comer doces? Pois é, com a diminuição nos níveis de insulina, essa vontade também diminui. Quem sofre de problemas como ansiedade também deve apostar na dieta, uma vez que ela reduz a compulsão, e sabemos que esse impulso de comer constantemente é um dos maiores causadores da obesidade.

PRATOS DELICISOSOS

Se engana quem acredita que a dieta Low Carb precisa ser restritiva, ao contrário, inúmeras são as opções de pratos que você pode consumir durante a dieta, seja no café da manhã, almoço, lanche, jantar ou ceia. A diversidade dos alimentos saudáveis é enorme, como citamos acima a dieta não precisa ser um sacrifício, você pode sim se beneficiar dela sem sofrer.

Até porque começar uma dieta pode ser um desafio para quem costuma ingerir doces e industrializados, requer uma disciplina, no entanto esse processo não precisa ser uma tortura, até porque muitas pessoas desistem das dietas por não saber equilibrar os alimentos. Comece com receitas fáceis e saborosas, com carnes e queijos e depois você pode ir adicionando outros alimentos, assim você dará tempo para seu organismo se acostumar.

COMO SE MANTER NA DIETA NOS DIAS MAIS CORRIDOS?

A melhor forma é congelar os alimentos da dieta! Se você não tem muito tempo na sua rotina para preparar receitas, você pode fazer em grande quantidade, congelar e consumir durante a semana.

Se ainda restaram dúvidas sobre a dieta low carb, confira como realmente funciona e por onde começar!

COMO FUNCIONA NA PRÁTICA?

Como citamos acima, a dieta Low Carb é bastante simples, sua proposta é reduzir o carboidrato e apostar em gorduras e proteínas saudáveis, com a diminuição do carboidrato o organismo sente a necessidade de uma energia extra, utilizando a gordura que está acumulada no corpo, por isso ocorre o emagrecimento. Nesse caso, o equilíbrio é a base de tudo, é possível ingerir alguns alimentos calóricos sem afetar a dieta, desde que haja um controle sobre esses carboidratos.

O QUE CONSUMIR

Nesta dieta, o principal é reduzir a quantidade de carboidratos simples ingeridos, por isso, deve-se evitar o consumo de pães, batata, açúcar, farinha de trigo, bolachas e quaisquer outros alimentos que sejam ricos em carboidrato.

As carnes, no geral, são permitidas, pois elas desempenham uma função importante na dieta, já que oferecem uma sensação de saciedade e também são ótimas fontes de proteína.

Alimentos ricos em proteínas são indispensáveis durante a dieta, sendo: peixe, grãos, queijos magros, ovos, iorgute, bem como os alimentos ricos em fibras, como os legumes as hortaliças. Todos esses alimentos são importantes para o organismo e devem servir como base para qualquer dieta bem elaborada, você deve consumir pelo menos duas fontes de proteínas durante o dia.

Portanto, não faz sentido enxergar a dieta Low Carb como um sacrifício, já que pode ser realizada com uma variedade enorme de alimentos, e todos saborosos, o que você pode aprender são algumas receitas, para diversificar os pratos, essas receitas você encontra no nosso blog.

O QUE EVITAR?

Alimentos processados, embutidos, industrializados e os ricos em carboidrato devem ser rigidamente evitados, sendo: gorduras trans, açúcar, doces, temperos prontos, farinhas, pães e massas. Durante a dieta é necessário evitar esses alimentos, principalmente se o objetivo é emagrecer.

No entanto, após avançar um pouco na dieta, é possível incluir alguns alimentos considerados aceitáveis, que são as batatas e algumas frutas, já que ambos contém amido em sua composição. Outros alimentos que podem fazer parte da sua dieta de maneira equilibrada são os grãos sem glúten, leguminosas e até mesmo o queridinho chocolate, desde que seja 70%.

Como mostramos, a dieta pode e deve ser balanceada, ser rigoroso consigo mesmo nesse processo pode fazer com que desista, pois seu organismo pode não estar acostumado com uma alimentação equilibrada e saudável, por tanto nosso conselho é que você comece de maneira leve e intensifique com o passar no tempo.

Deixe um comentário